Cardápio de 6 meses, 3ª semana!
Olá!!!
Peço mil desculpas pelo atraso nas postagens... só quem é mãe mesmo pra sentir na pele a correria que é o dia-a-dia com os pequenos... quando vê o dia já foi.
Como hoje é terça-feira e tenho recebido pedidos do cardápio desta semana começo falando dele:
Esta semana só incluí a chicória e uva passa na alimentação porque o David ainda está com umas manchinhas, então quero ver se ainda é por causa do alho (que melhorou consideravelmente depois que deixei de usar nas papinhas) ou se tem mais alguma coisa.
Estou tendo problemas para dar o lanche da manhã, como ele acorda por volta de 08:30hs, termina de mamar entre 09hs e 09:30hs (quando ele já devia estar tomando o lanche, não a primeira alimentação do dia). Acontece que por conta disso todas as refeições estão desreguladas, o almoço quase na hora do lanche da tarde, a papinha doce quando já deveria estar jantando.
Tudo bem que ele ainda não janta, pretendo introduzir a papa salgada a noite só com 7 meses ou mais (tudo depende do amadurecimento do David). Mas e quando for a hora?
Como o David detesta suco, só melão com laranja que aceita e pouco, ando "pulando" esta refeição e por volta de meio-dia dou o almoço. Confesso que achei que me sentiria mais culpada, mas li alguns estudos a respeito do tema, descobri que o suco não é um alimento muito eficiente para saciar o bebê já que concentra calorias (açúcares das frutas) e poucos nutrientes (eles se oxidam rapidamente após o preparo, as fibras em sua maioria se perdem). Ufa!
Aí ele termina de almoçar por volta de 12:30hs, 13hs.
Quando ele come muito, perto de 250gr, já começo a organização da papinha doce da tarde. Quando come pouco (150gr, 180gr), espero uma meia hora, 40 minutos e dou em torno de 125ml de leite. Não é aconselhável dar o leite artifical (como o que o David toma) logo após o almoço, este tipo de leite prejudica a absorção de ferro da papinha.
Entre 16hs e 16:30hs ele come a papinha doce e vale a mesma questão de quantidade e complementação de leite da salgada. Se comeu pouco, espero e dou o leite. Por volta de 19hs dou o banho, 210ml de leite ou o peito (o que ele quiser) e cama. Dia seguinte, tudo de novo!
Bom, pra não dizer que não falei de receitas... vamos lá:
Almoço (de ontem e de hoje): Papinha de Frango, Mandioca, Cenoura e Alface
Ingredientes:
100gr de peito de frango
2 folhas de alface americana
1/2 cenoura grande
1/2 mandioca
(aipim, castelinha, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira ou seja lá como você chame esta raiz)
1 colher (sopa) do tempero mágico facilitador da Thais
Preparando...
1. Lave e descasque e pique os vegetais.
2. Corte a carne em pedaços pequenos.
3. Um tiquinho de nada de azeite e uma colher de sopa do tempero da Thais, deixe fritar até a cebola "suar" um pouco.
4. Acrescente o frango e misture para que "tempere" a carne.
5. Quando o frango estiver dourado, acrescente os vegetais e mexa para que o tempero se espalhe por todos os pedacinhos e a alface esteja murcha.
6. Acrescente água filtrada.
(eu coloco a água filtrada já fervendo).
7. No fogão aqui de casa foram 30 minutos de fogo bem baixinho, por causa da mandioca que demora a cozinhar e ficar mole.
8. Tire da panela, amasse com o garfo, passe na peneira, bata no mixer (o que preferir e for de seu costume).
Esta receita rendeu 2 potinhos de 275gr cada.
Lanche da Tarde (de ontem): foi Papinha de Aveia, Maçã e Banana (já falei dela aqui ó)
Lanche da tarde (de hoje): Papinha de Abacate, Mamão e Pêssego
Ingredientes:
1/4 de Abacate (daqueles maiores)
2 pêssegos
1/2 mamão papaia
Preparando...
1. Com uma colher, tirar as sementes do mamão e a poupa do abacate.
2. Descascar e picar os pêssegos.
4. Tudo no mixer.
(Normalmente eu amassaria o pêssego no garfo e misturaria, mas hoje tá corrido, pra variar)
Depois de batido fica assim.
Esta receita rendeu 1 potinho de 305gr que o guri bateu tudo e ficou de boquinha aberta pedindo mais.
(mas não dei, claro, tudo que é demais faz mal)
Tenho mais um monte de receitas, desapegos do David e outras coisas pra postar, espero que com o fim das minhas aulas semana que vem sobre um tempinho a mais.
Abraços,
Dani
Delicia Dani...adoro td que vc posta...vou fazer hj a receita dessa papa doce...só uma pergunta: os pessegos por aqui onde moro são duros e meio sem gosto, será que não tem problema? rs
ResponderExcluirOi, Márcia!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário!
Que bom que você gostou da papinha, o objetivo de eu compartilhá-las é justamente dar mais idéias pras mães que estão na correria com os filhos e as idéias fogem!
Quanto aos pêssegos, eles ficam duros mesmo se estiverem bem maduros?
De qualquer forma, não vejo problema porque se você bater com o mixer ou liquidificador ficará tudo uma pasta. O gosto é até bom que não seja muito forte porque o abacate já tem um sabor bem marcante, pode não ficar muito bom.
Os pêssegos que eu uso são orgânicos, bem moles e aguados, tem mais função de agregar vitamina C e fibras à papinha (já que o David tem tendência a ter o intestino preso).
Faça e volte aqui me contar qual foi a aceitação do seu bebê, tá!
Beijos,
Dani