Manjar Branco - Receitas de vó Nair #1
Olá!
Conforme anunciei neste post aqui, hoje trouxe uma receita que minha avó faz muito, é deliciosa para aqueles dias que não estamos pensando na balança!
Manjar Branco - Receitas de vó Nair
Preciso esclarecer que a minha avó sempre faz a calda de ameixa preta, mas aqui em casa a preferência é por calda de morangos... então fica sendo esse o meu toque pessoal a receita original.
Ingredientes
Para o manjar:
300ml de leite condensado
(eu faço em casa, então não sei a medida em lata, perdoe)
750ml de leite
(uso o semi-desnatado)
200ml de leite de coco
(também faço em casa com coco fresco)
1 xícara de chá de fécula de batata
(pode substituir por amido de milho se encontrar não transgênico)
Para a calda (esqueci de fotografar):
1 xícara de chá de açúcar demerara
1 xícara de morangos
(usei congelados)
Preparando...
1. Dissolva a fécula de batata em um pouco de leite até ficar como a segunda foto, sem grumos;
2. Coloque em uma panela o leite, leite condensado, leite de coco e a fécula dissolvida. Leve em fogo médio-baixo mexendo sempre até virar um mingau consistente (mas não muito duro);
3. Com um papel toalha unte uma forma com manteiga ou óleo (usei de coco), despeje o creme da panela e leve à geladeira por no mínimo 4 horas (eu deixei a noite inteira). Mesmo a minha fôrma sendo de silicone, preferi passar um pouco de óleo já que as únicas fontes de gordura são o leite e o leite condensado (vai que gruda, né...). Mas olha, o "untar" é apenas com óleo, essa receita não vai farinha (além da fécula de batata) em momento nenhum, ok?
O rendimento total desta receita é esse aqui: uma fôrma com furo central pequena (repare no prato para bolos convencional para ver a proporção) e 6 forminhas de muffin.
Quando colocar o manjar pra gelar, hora de fazer a calda:
1. Coloque todos (os dois) ingredientes na panela e deixe cozinhar em fogo baixo mexendo de vez em quando até o ponto desejado (quanto mais cozinhar menos pedacinhos terá);
2. Quando de chegar no ponto que você mais gosta da calda, deixe-a esfriar, coloque em um recipiente e leve para a geladeira (ela precisará estar bem fria para ser colocada no manjar);
No dia seguinte (ou após 4 horas de geladeira)... momentos de tensão na sua casa... hora de desenformar e tchana-na-nan!!!
Ficou lindão, firme, delícia!
Aí é só cobrir com a calda e se esforçar muito para não comer tudo de uma só vez!!!
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!
OBSERVAÇÕES:
1. Essa receita faz parte da "playlist" em homenagem ao aniversário da minha avó linda, Nair. #receitadevó #nair
2. Por se tratar de uma receita que vai leite condensado, não indico para crianças pequenas (ao contrário, as bem maiores que os pequenos de 3 anos de idade como o meu David);
3. Essa calda é maravilhosa e pode ser usada em muitas outras preparações como misturada a iogurte natural sem sabor, calda para panquecas americanas ou as tradicionais panquecas finas enroladinhas brasileiras... tem post aqui, aqui, aqui e aqui no blog em que dá pra usar e ser muito feliz!
E por hoje é isso!
Abraço,
Dani
Ohhh, se você gostou do post, recomende no google+, compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!
E por hoje é isso!
Abraço,
Dani
Ohhh, se você gostou do post, recomende no google+, compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!
Gratidão!!!
ResponderExcluirVou fazer, tenho gastrite e com.fecula de batata não faz mal, vou tirar leite condensado. Valeu
ResponderExcluirObrigada pelo comentário! O leite condensado também é importante pra estrutura e textura do manjar. Então recomendo acrescentar um envelope de gelatina incolor sem sabor hidratada conforme as instruções do fabricante.
Excluir