Cardápio semanal: 7 meses, 3ª Semana!

Olá!


Hoje vim compartilhar com vocês o cardápio do David desta semana:

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior!

Quem acompanha o blog verá que fiz novas alterações nos horários e tipo de alimentação.

O leite de aveia ficou ótimo, mas infelizmente o David não quis nem saber. Só misturando nas papinhas mesmo. Então, consultei algumas nutricionistas e amigas aqui de Curitiba, a pediatra do David, pesquisei toneladas na internet... e me conscientizei que o melhor mesmo é misturar o pó do leite de fórmula também nas papinhas já que essas ele come tão bem.

Mas como saber quanto de leite em pó colocar? Lembrando que nos leites em geral uma colher-medida equivalem a 30ml de água (se fosse fazer mamadeira), a cada 30gr de papinha acrescento uma medida de leite. Também dá pra pra medir naqueles copos-medida ou no próprio medidor da mamadeira: 30ml - 1 medida da fórmula láctea para bebês.

Houve mudanças também nos grupos de alimentos e nas combinações que faço para o David agora que ele já está com mais de 7 meses e meio:

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior!

A inclusão mais significativa foram os grãos, uma fonte importante de energia e vitaminas! Essa semana incluí o arroz integral e a lentilha no cardápio, vejam os benefícios:

Arroz integral: no grão integral há vitaminas do complexo B, que são antioxidantes, ajudam no sistema neurológico, na saúde da pele, das unhas e dos cabelos, além de ter outros benefícios. O arroz integral também contém vitamina E, com ação antioxidante, antienvelhecimento e preventiva de doenças inflamatórias.


Lentilha: fornece quantidades consideráveis de fibras, o que é bastante útil ao fluxo intestinal, auxilia na redução do colesterol (não que bebês tenham esse problema, mas prevenção nunca é demais), auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue (também em caráter preventivo), possui grande quantidade de ferro e seu benefício é otimizado realizando a ingestão da lentilha juntamente com um alimento rico em vitamina C, como a laranja, o limão e a salsa.
Fontes: IG Coluna Saúde, Portal da Educação

Bom, por hora é isso. Amanhã posto a receita do cozimento do arroz integral!

Abração,

Dani

Ahhh, se você gostou do post, recomende com g+1 (aqui embaixo), compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!

Comentários

  1. Oi Dani td bem? delicia de cardapio dessa semana!! deixa eu perguntar...rs, a papa doce vc faz cozida?? depois do jantar vc tb oferece a sobremesa?? e o mingual que vc dá antes de dormir é pq o davi não toma o leite né? quero copiar mais ou menos seu cardapio ...com algumas substituições do que tenho em casa...rs, no caso do Enzo o mingau não precisa né..pq ele mama madeira ainda?/ afff quanta pergunta...obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Márcia!

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    A papa doce eu cozinho quando coloco quinoa, para poder virar o mingau propriamente dito.

    Como o David come muito em todas ass refeições, por volta de 200gr a 250gr só dou um pouco de água, o ideal é que fosse suco de laranja por que a vitamina C que ele contém ajuda na melhor absorção do ferro da comida. Mas o David não toma suco por nada no mundo...

    Tive que substituir as mamadas por papinhas e mingaus já que a mamadeira só de ver ele chora...

    Fico contente que o cardápio do David seja útil pra você, pode usá-lo, fique à vontade! Fico muito feliz em ajudar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dani e essas papas que vai banana, manga e mirtilo vc só amassa ou cozinha tb? aqui onde moro só acho mirtilo congelado

    ResponderExcluir
  4. Ah e esqueci de perguntar...rs, o mingau como vc faz?/ vi no cardapio mingau de manga...como fazzz?///rsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Márcia!!!

    As papas com mirtilo, apesar de ter a fruta in natura, bato grosseiramente no mixer mas sirvo em seguida, sem cozinhar. Acredito que o congelado seja o mesmo processo, só que deve ficar mais geladinho o que não é exatamente ruim nesses dias quentes que tem feito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A manga é uma fruta bastante fibrosa e olha que eu deixo ficar bem madura pra dar pro David!

    Por isso, nas papinhas eu bato rapidamente no mixer para poder "quebrar" um pouco dessas fibras e homogenizar mais facilmente às outras frutas!

    Faço isso tanto nas papinhas que vão ao fogo quanto às in natura.

    Estou fazendo um post com vários vídeos apenas de papinhas doces. Ainda hoje estará disponível!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. olaaa me tira uma duvida por favo como vc posta separados nos menu q vc mesmo criou ? q nem esse q to postando por exemplo o meu vai na mesma pagina não e q nem no inicio do blog q cada post e separado

    ResponderExcluir
  8. olaaa me tira uma duvida por favo como vc posta separados nos menu q vc mesmo criou ? q nem esse q to postando por exemplo o meu vai na mesma pagina não e q nem no inicio do blog q cada post e separado

    ResponderExcluir
  9. Olá, Viviane!

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Infelizmente pela falta de pontuação adequada e abreviações não pude entender a sua dúvida... pode explicar melhor, por favor?

    Obrigada! Abraço,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, adoramos comentários, por favor fique a vontade para compartilhar seus pensamentos conosco! Beijos!

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio David 7 meses, 5ª semana!

Cardápio Semanal - David com 10 meses, 3ª semana