quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sanduíche (quase) saudável EDITADO

Olá!

Hoje trouxe uma opção de lanche que fiz pro meu marido levar ao trabalho, mas pode servir de base para os pequenos (acima de 1 ano de idade) se os embutidos que eu coloquei forem substituídos por opções mais saudáveis!

Sanduíche (quase) saudável

Ingredientes

2 pães d'água
4 folhas de alface cortadas em tiras
1/2 fatia de presunto de peru sem gordura
2 fatias de salame italiano cortado em tiras
Requeijão caseiro a gosto (receita aqui)
Queijo parmesão ralado na hora no ralo grosso a gosto
Queijo edam fatiado a gosto
2 Folhas de papel toalha
Papel alumínio quanto necessário para embrulhar os sanduíches
Pacote ziploc médio

Preparando...

1. Pré aqueça o forno a 200ºC;
2. Separe os ingredientes;
3. Polvilhe o queijo parmesão ralado sobre os pães e leve ao forno até derreter;
4. Retire do forno e corte os pães na horizontal formando duas metades;
5. De um lado espalhe o requeijão, a quantidade a seu gosto, do outro lado coloque as fatias de queijo edam;
6. Retorne ao forno até o queijo derreter;
7. Retire do forno, acrescente sobre o requeijão a alface e os frios;
8. Feche os sanduíches, embale em uma folha de papel toalha, depois em papel alumínio para conservar e em seguida em um saco plástico ziploc para facilitar o transporte.


Como eu disse no início, do jeito que eu fiz não aconselho para crianças (para ninguém, na verdade). Esses produtos tipo embutidos (presuntos, salames, mortadelas, linguiças e salsichas - vina em Curitiba) são cheios de nitritos e nitratos que não fazem nada além de mal à saúde. Quer ler mais a respeito? Aqui e aqui.

Usei o presunto e o salame porque tinha em casa e como os sanduíches foram a única refeição que meu marido fez em 8, 9 horas de trabalho (errado, o ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, mas no caso dele não é possível), precisava colocar uma fonte de proteína. Mas há outras fontes muito melhores como carnes, ovos, leite... tem um artigo bem legal falando sobre isso aqui

Esses sanduíches fiz meio "no susto" ontem a noite e não tinha como preparar algo mais elaborado... mas hoje vou tentar melhorar, caprichar mais. Se conseguir, edito este post e coloco a foto!

PARTE EDITADA

E não é que fiz uma versão bacana do sanduíche para crianças acima de 1 ano de idade?

Olha só:


Substituí os embutidos por um ovo frito (sem óleo em panela antiaderente), desculpem a inabilidade que deixou meio feio... mas o objetivo foi alcançado: lanche com uma porção de carboidrato (pão), proteína (ovo), cálcio (queijo e requeijão), minerais e vitaminas (alface).

Adoraria que meu marido comesse frutas... seria ótimo enviar também como "sobremesa". Mas ele comendo assim já é bem melhor que outros alimentos industrializados!

Bom, acho que hoje é isso.

Abração,

Dani

Ahhh, se você gostou do post, recomende com g+1 (aqui embaixo), compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!