Reeducação alimentar e Bolo de Chocolate para comer sem culpa!

Olá!

Hoje vim compartilhar com vocês umas mudanças que estão acontecendo na minha vida (na vida do meu marido também) e a receita é um reflexo disso:

Bolo de Chocolate para comer sem culpa!

A existência desse bolo aqui no blog e na minha vida vem de uma longa questão... tem objetivos de vida envolvidos nessa história... mas o resumo é que eu nunca dei importância a essa coisa de estética como peso, altura, pessoas gordas, pessoas magras, altas, baixas... pra mim o que vale mesmo em todo mundo, incluindo a mim mesma, é o que a gente tem dentro de nós, a nossa essência, o nosso coração.

Mas aí aconteceram algumas coisas esse ano, especificamente, que me fizeram olhar um pouquinho pra mim mesma, para o meu corpo para ser mais precisa. E a minha saúde não gostou muito do que viu. Acho que é bem notório que estou acima do peso, seria ingenuidade da minha parte dizer que nunca notei. Claro que percebi, só não me importei. Mas agora o objetivo é diferente... estamos planejando nosso segundo bebê!!!

E gente, isso faz toda a diferença! Agora eu preciso melhorar, preciso estar bem para receber, gerar e gestar esse bebê lindo que já amamos tanto no nosso coração. Como disse, nunca dei bola para essas coisas de aparência física, então claro que nunca fiz dieta na vida e nem tenho a intenção de começar agora. O que decidi fazer e estou seguindo fielmente é uma reeducação alimentar para levar para toda a vida, então precisa ser boa, saborosa e acessível para conseguirmos com ela a longo prazo.

Como estou 30kg acima do peso que deveria ter, estou num "regime" chamado "cetogêngico", em que o consumo de calorias é muito, muito, muito baixo nas primeiras fases - em torno de 800 calorias por dia. Lembrando que eu estudei bastante para começar esse processo, consultei a minha médica, fiz exames, pedi orientação nutricional e em breve pretendo intensificar as atividades físicas que faço (caminho em média 6km por dia de segunda a sexta-feira).

Caso queira saber mais sobre a dieta, vou colocar abaixo um vídeo bem bacana em português, deixando bem claro que não é todo mundo que pode passar por esse processo e que tem que ser feito com acompanhamento, viu!

Posso dizer que esse começo apesar de difícil, cansativo... é bem eficiente na perda de peso. Não é uma "briga" com a balança, mas uma forma de usar o funcionamento do corpo a favor da saúde, nos 7 dias que estou nessas mudanças já  se foram 5kg. Depois que passar pelas fases iniciais, que perder cerca de 80% do peso que preciso, ficarei num sistema  "paleo" de alimentação.

Claro que "cetogênica" e "paleo" são apenas nomes para identificar o tipo de dieta com baixo consumo de carboidratos, mas tem muito mais a ver com a alimentação do que com nomenclatura. Quem quiser saber mais sobre isso, deixo o Dr. Souto falar mais, um dos poucos vídeos em português que esclarece muito sobre o assunto:

E agora... para ilustrar esse momento de recomeço e reaprendizado, mostrando que é possível sim comer bem sem prejudicar a saúde... a nossa receita!

Bolo de Chocolate menos de 1g de caloria por porção!

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga com sal
2 colheres de chá de stevia
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de farinha de amêndoas
2 colheres de sopa de farinha de coco
1/2 colher de chá de fermento químico em pó
1/4 de colher de sopa de extrato de baunilha
1 ovo grande

Preparando...

1. Derreta a manteiga numa panela ou no microondas;
2. Quando ficar completamente líquida, misture o stevia e o cacau em pó até ficar homogêneo e sem grumos;
3. Adicione as farinhas, o fermento e o extrato de baunilha, misture bem até que não hajam grumos;
4. Coloque o ovo e... pronto!!!!
5. Leve ao forno médio-alto (200ºC) por 15 minutos ou até espetar um palito e sair limpo!

Fiz em forminhas de mini muffin e renderam 14 unidades.
Hummmm

A tabela nutricional de acordo com o site que publicou a receita é:
Isso nos dá menos de 1g de caloria por bolinho!!!
É muita delícia!!!

Normalmente quando se fala em "farinhas alternativas" é comum estranhar ou duvidar da consistência. Mas nesse caso pode fazer sem medo! Olha a textura fofinha que ficou por dentro:

OBSERVAÇÕES:

* A receita original é do site Ruled.me especializado em "keto recipes" ou receitas para dieta cetogênica. Ela é feita no microondas (que eu evito usar), além de outros ingredientes que eu substituí mas sem alteração significativa na composição.

* Não coloquei o passo-a-passo com fotos como habitual porque é realmente muito simples, só misturar e colocar pra assar mesmo. Mas se quiser, na receita original tem fotos bem detalhadas, só clicar no link aqui e conferir;

* Por se tratar de uma receita com muito poucas calorias, não recomendo para crianças, só adultos que realmente estejam em processo de perda de peso e diminuição calórica.

Bom e por hoje é isso.

Aquele abraaaaaaaaaaaaaaço!!!!

Se você gostou dessa postagem peço que dê o seu like, comente, compartilhe no seu facebook, twitter e outras redes sociais que queira. Essa interação, esse feedback é super importante, faz toda a diferença no meu trabalho e como eu posso melhorar cada vez mais!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio semanal: 7 meses, 3ª Semana!

Cardápio David 7 meses, 5ª semana!

Almoço de hoje: Macarrão Bifum à Bolonhesa