Risotto de Cogumelos adaptado e Algumas mudanças

Olá!


Hoje trago para vocês uma receita para quem é adebto das "Segundas Sem Carne" ou para quem simplesmente quer algo diferente, muito saboroso, saudável, super prático e rápido de preparar (exceto pelo arroz integral):

Risotto de Cogumelos e Espinafre!!!
(adaptado)

Essa é uma versão adaptada do famoso prato italiano porque não fiz com arroz arbório (tradicional), mas com arroz integral. Garanto que não perdeu nada em sabor e ganhou muito em nutrição!!! Vamos a receita, lembrando que eu colocarei todos os ingredientes conforme a original, mas eu fiz meia medida!

Ingredientes
1 xícara de arroz não cozido
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 cebola média picada (eu usei o meu tempero caseiro)
6 xícaras de cogumelos frescos variados, limpos e fatiados
(eu usei apenas o cogumelo branco)
6 dentes de alho triturados (já tinha no meu tempero caseiro)
170gr de espinafre
(eu usei alguns cubos que tinha congelado)
1 colher de sopa de molho de soja (shoyo)
1/4 de xícara de cebolinha ou ciboulette (cebolinha fina) picada
(também já tinha no meu tempero caseiro)

Preparando...


1. Coloque o arroz em uma panela média com dois copos água fria. Deixe ferver em fogo alto, em seguida, tampe, abaixe o fogo para manter a fervura e cozinhe até que a água seque, cerca de 40 minutos;

***PERDOE, NA EMPOLGAÇÃO DA COZINHA, ESQUECI DE FOTOGRAFAR ESTE PASSO ***
2. Enquanto isso, aqueça o azeite em fogo médio-alto em uma frigideira. Adicione o tempero caseiro e refogue, mexendo de vez em quando, até que as cebolas estejam transparentes, cerca de 5 minutos. Adicione os cogumelos e cozinhe, ainda mexendo de tempo em tempo, até que tenham reduzido em volume pela metade e reabsorvido toda a água que eles soltaram durante o cozimento, cerca de 5 a 7 minutos. Junte o espinafre e cozinhe, mexendo sempre até murchar;

 3. Quando o arroz e a mistura de cogumelos estiverem prontos, acrescente a mistura de cogumelos e espinafre na panela com o arroz;

4. Adicione o molho de soja e a cebolinha e misture delicadamente até ficar uniforme. 

Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Eu acompanhei com um purê de batatas e uma saladinha de alface e tomate.

Sobrou isso aqui ó!!!!

OBS:

1. Pode substituir o espinafre por outra folha verde como couve, acelga, rúcula;
2. Fiz o purê de batatas apenas cozinhando-as no vapor, depois descasquei, amassei com garfo (eu e o David gostamos com pedacinhos) e levei ao fogo com o tempero caseiro refogado, prontinho!!!
3. Recomendo esse prato para maiores de 18 meses por causa do molho de soja. Eu uso uma versão não transgênica e com teor reduzido de sal, mas ainda assim é um condimento bem forte, não recomendo para os menores dessa idade.
4. Agradecimento e versão original desta receita aqui.
5. Para quem visita o blog, verá que tivemos alguns problemas, alguns posts antigos não aparecem algumas imagens, estamos mudando layout... e como diz o ditado no Brasil "em casa de ferreiro usa-se o espeto de madeira", apesar de meu marido ser desenvolvedor, não está conseguindo tempo para terminar o novo layout, então peço um pouco mais de paciência, caso tenha algum problema em alguma postagem por favor envie um email para danicorrado@gmail.com

E por hoje é isso!

Abraço,

Dani

Ohhh, se você gostou do post, recomende no google+, compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio semanal: 7 meses, 3ª Semana!

Cardápio David 7 meses, 5ª semana!

Cardápio Semanal - David com 10 meses, 3ª semana