quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bolo Amanteigado com Gotas de Chocolate da Diga Maria

Olá!

Aproveitando a soneca pré-natação do David e o milagre de eu ter conseguido adiantar o almoço dele... vim aqui postar uma receita mega-gostosa que fiz do site Diga Maria. Vale muito, muito, muito mesmo a pena fazer:

Bolo Amanteigado com Gotas de Chocolate

Ingredientes:
250gr de manteiga
(mas eu só tinha 60gr de manteiga, o restante da quantidade foi margarina sem sal como vocês podem ver pela foto)
250gr de açúcar (eu uso o demerara orgânico)
5 ovos (uns médios, outros pequenos)
200gr de farinha de trigo branca peneirada
50gr de gotas de chocolate
(mas eu não tinha, raspei uma barra de chocolate amargo até chegar na quantidade)
50ml de rum

Preparando...
1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
2. Bata a manteiga/margarina (só ela) até ficar com consistência de pomada.
(Eu usei a batedeira porque não tenho muita habilidade e paciência de bater na mão, mas se você tiver... manda bala).
3. Acrescente o açúcar e mande ver na batedeira até ficar como na foto, um creme clarinho.

4.  Adicione os ovos até homogenizar.
(A receita original pede para juntar os ovos um por um, mas a minha batedeira é manual e eu não tenho habilidade de quebrar os ovos com uma mão... então foi tudo de uma só vez mesmo).

5. Quando os ovos estiverem incorporados a massa, junte a farinha e misture.(A essa altura eu ainda estou com a batedeira)
6. Quando estiver tudo misturado acrescente o rum.

7. Por último coloque o chocolate raspado.
(A receita original também sugere substituir o chocolate por uvas passas, eu é que não curto muito frutas cristalizadas em geral)

8. Untei e enfarinhei a fôrma de bolo inglês e ainda sobrou um "chorinho" de massa e usei as minhas maravilhosas formas de silicone pra muffim que não precisam untar (é a melhor coisa do mundo, quando puder troco todas as minhas assadeiras por silicone. Muito mais fácil de usar, muito melhor pra limpar).

9. Tudo colocado nas formas!
Mas coloque até pouco mais da metade (3/4) das formas porque apeasar de não ir fermendo a massa cresce um montão, é bem leve e aerada!

Após 40 minutos no forno aqui de casa, olha o bolo aí!!!

Os "muffins" ficaram na grade de baixo do forno então assaram um pouquinho a mais, mas ficaram uma delícia e foi muito mais fácil desenformar que a fôrma de teflon (e olha que é de teflon, imagine se fosse alumínio não revestido, hein...)

OBSERVAÇÕES:

1. Essa receita é só para maiores mesmo por causa do rum, da quantidade de açúcar e da oleosidade da manteiga/margarina.

2. Quem me conhece sabe que eu não gosto muito de chocolate, só consigo comer um pouquinho do amargo mesmo (nem o meio amargo consigo gostar, aqueles ao leite me enjoa, dá "eca"), mas acredito que dê pra substituir por outro, só cuide pro resultado final não ficar muito doce.

Bom, por hoje (a princípio) é isso. Amanhã posto o lanchinho da tarde do David de hoje, o almoço é o mesmo de ontem. Mas se der, coloco ainda hoje!

Abração,

Dani